sexta-feira, 5 de novembro de 2010

TUDO ESTÁ CONTIDO

Manifestações do Amor!


TUDO ESTÁ CONTIDO na pureza da mente. Aqui está um buquê de flores. Embora o buquê seja um, há muitas flores nele. Da mesma forma, o mundo é um, embora pareça ser uma aglomeração de muitos indivíduos. Todos devem ser como o buquê de flores. Este mundo, constituído por cinco elementos, é apenas um. Não existe isso de “Eu sou Deva (Deus)” e “Vocês são Jiva (indivíduos)”. Vocês e Eu são apenas um. Não há diferença. Mas vocês percebem diversidade nesta unidade.

Verdade, retidão, paz, amor e não-violência são os cinco valores humanos que devem ser cultivados por um ser humano. Vocês devem aprender tudo sobre esses valores humanos e colocá-los em prática. Então a jornada que vocês empreendem na vida certamente se tornará tranqüila e pacífica. Esta é a Minha principal mensagem para vocês hoje. A verdade é eterna. Somente quando vocês seguirem essa verdade eterna o nome de vocês permanecerá nos anais da história para sempre. A verdade eterna vai lhes garantir paz eterna.


O amor é um. É o mesmo em todos. No entanto, ele assume muitas formas dependendo do destino, mente e posição de cada indivíduo. Chamamos uma criança pequena de bebê. Quando ela cresce, é chamada de menina. Depois do casamento, ela passa a ser nora. Quando tem filhos, é chamada de mãe. Depois de muitos anos, ela se torna avó. Mas a pessoa chamada por todos esses nomes é apenas uma. Não é assim? Da mesma forma, todos são um neste mundo. Jesus ensinou que “todos são um; seja igual a todos”. Devemos amar a todos. Devemos fazer com que todos se aproximem de nós. Na verdade, este é o Meu caminho. Mas algumas pessoas talvez não concordem comigo. Isso se deve às circunstâncias e ao estado de espírito dessas pessoas. Na verdade, este é o reflexo de seus sentimentos. Dependendo dos sentimentos, as pessoas olham para Baba de muitas formas diferentes. Quando alguém Me chama de avô, eu apareço na frente dele nessa forma. Outros me chamam de “nanna”, por isso apareço na frente deles como pai. Outros ainda podem Me chamar de "Swami" [Mestre], e é por isso que vão Me ver como Swami. Deus assume o nome e a forma pelos quais o homem O chama.

Muitas mudanças ocorreram no pensamento do homem nesta Kali Yuga. Até mesmo o bom parece ser mau para ele. A mesma pessoa sente amor por um e ódio por outro; ele se opõe a um e confia em outro; desenvolve inimizade por um e amizade por outro. Esses sentimentos de inimizade e amizade vêm de seu próprio coração, e não do lado de fora. Ao considerar alguém seu inimigo, ele se torna seu inimigo. Por outro lado, ao considerar uma pessoa sua amiga, ela se torna amiga. Antes do casamento, você chama alguém de universitária. Depois de se casar com ela, você chama a mesma garota de esposa. A esposa de hoje e a universitária de ontem, não são exatamente a mesma pessoa? Desta forma, o homem desenvolve muitos tipos de relacionamentos com base no nome e na forma. Na verdade, é o coração do homem que é a causa básica de tantas mudanças que parecem ocorrer neste mundo. Observando isso, você pode achar que é Deus que promove essas mudanças. Mas Deus não faz isso: Ele não é responsável pelas mudanças. Deus é como leite. Se você acrescentar leite ao cozimento, ele se torna café. O mesmo leite também faz payasam (pudim de arroz-doce). As mudanças que ocorrem no homem são resultado dos gunas (qualidades) que geram um efeito nele.

Não há manchas no homem; ele é a encarnação do amor. Mas, às vezes, algumas qualidades ruins, como raiva, ódio, inveja, ostentação, etc., o dominam. Da mesma forma, há boas qualidades inerentes nele. Essas qualidades afetam sua conduta e provocam mudanças boas ou ruins no homem. É apenas o homem que é afetado por essas qualidades, não Deus. Deus está além de todas as qualidades. Em um determinado momento, você pode ver um homem cheio de raiva. O mesmo homem pode expressar um amor intenso em outro momento. No começo, Paulo foi inimigo de Jesus. O mesmo Paulo se tornou um grande devoto mais tarde. As qualidades do homem causam todos os tipos de mudanças nele.
...

Desejo que vocês sintam amor uns pelos outros. Amem a todos, sirvam a todos. É isso que Eu lhes peço. Se tiverem amor, vocês podem conseguir qualquer coisa. O amor é tudo. Amor é vida; vida é amor. A vida deve ser preenchida com amor, e não com raiva.

...

Hoje o mundo está cheio de pessoas. Mas as pessoas imbuídas de valores humanos são escassas. Na verdade, algumas pessoas não sabem como falar suavemente. Se você perguntar a elas com amor, “Senhor, de onde você vem?”, elas vão responder secamente: “Vim de algum lugar”. Tudo o que dizem é duro e seco. Um ser humano deveria falar com suavidade, doçura e amor. Somente assim ele vai experimentar paz. Quando sua conduta e seu discurso são ruins, como você pode ter paz? A paz não está lá fora; está dentro de você. Lá fora há apenas fragmentos, e não paz. Você continua repetindo: “Eu quero paz; eu quero paz”. Permita que sua conduta seja boa. Então a paz fluirá de você. De onde você consegue a verdade? Você consegue obtê-la lendo livros? Não! A verdade está dentro de você. Verdade, retidão, paz, amor e não-violência são as qualidades naturais de um ser humano. O amor é a própria forma de Deus. Podemos sentir o amor de Deus apenas com o nosso amor. Amor e paz são o que há de mais essencial para o homem. Um milionário pode construir muitas casas, comprar vários carros e ter todas as comodidades da vida. Mas, se você perguntar, ele vai dizer que não tem paz. Para que serve toda essa riqueza, esses confortos e essas comodidades sem paz mental?



Manifestações do Amor! Queridos estudantes!

Vocês podem buscar qualquer tipo de educação, mas não se esqueçam dos valores humanos. Verdade, retidão, paz, amor e não-violência são os cinco valores humanos que devem ser cultivados por um ser humano. Vocês devem aprender tudo sobre esses valores e colocá-los em prática. Então sua jornada na vida certamente se tornará tranqüila e pacífica. Esta é a Minha principal mensagem para vocês hoje. A verdade é eterna. Somente quando vocês seguirem essa verdade eterna o nome de vocês permanecerá nos anais da história para sempre. A verdade eterna vai lhes garantir paz eterna. Se sucumbirem a qualidades ruins, como raiva, cobiça, inveja, arrogância, etc., toda a vida de vocês será preenchida com intranqüilidade e agitação.


extratos da mensagem de Natal de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba,
em 25 de dezembro de 2006.
Mensagem completa em
http://eternocondutor.sathyasai.org.br/Fev07/natal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...