P: Em Um Curso em Milagres, num certo ponto Jesus lida com um conceito que ele chama de “o roteiro está escrito” onde ele diz que não há nada que possa ser feito para “acelerar” a nossa expiação. Ele diz que está escrito que num certo tempo nós simplesmente despertaremos. Isto independente do que pensamos, fazemos, não fazemos, não pensamos, etc.
Isto pode ser assim? Eu tenho a impressão de que poderíamos decidir neste instante pela expiação e ela ocorreria. Mas talvez está escrito que eu deveria decidir neste instante?
Se nada do que pensamos, dizemos ou fazemos não faz nenhuma diferença, de um jeito ou de outro parece uma perda de tempo e dinheiro continuar com esta busca espiritual.
Por favor, gostaria de saber seu ponto de vista sobre isto.
Estou um tanto confuso sobre a percepção que estou tendo e espero que você me ofereça alguma luz sobre isso. Há muitas pessoas que canalizam Jesus. Nunca ouvi você contradizer o Curso, mas estes outros sujeitos PARECEM contradizê-lo. Na minha mais recente descoberta, alguém escreveu que não há ABSOLUTAMENTE nada que possa ser feito para auxiliar o nosso Despertar. Ele diz que está pré-determinado exatamente quando irá acontecer. O curso, por outro lado, nos diz em vários partes que nós estamos economizando tempo através da ajuda do curso. Agora eu reconheço que estes sujeitos, o curso e tudo o mais é tudo ilusão, mas eu pensei que o E.S. usasse a ilusão para nos auxiliar na nossa busca. Agora ou estes sujeitos estão errados ou o curso está errado, porque eles contradizem. Minha pergunta é: É possível que ego possa estar tentando arruinar a minha fé nos ensinamentos do E.S. me mostrando ensinamentos conflitantes, que segundo dizem, todos vêm do mesmo lugar? Estou sendo deliberadamente induzido ao erro ou simplesmente interpretei mal alguma coisa? Se não há nada que possa ser feito em absoluto para apressar nosso despertar, o que é toda esta busca espiritual? Para que serve o curso?
R: Ahhhhhhhhhh Amado Milagre
Você chegou no ensinamento mais profundo sobre Ser Desperto! Você é Único agora, e nada do tempo linear que parece ser pensado, dito, feito ou imaginado tem a ver com a nossa Eterna Unicidade. Este ensinamento é a Experiência para o qual o curso aponta. Este é o Instante Santo!
Não há verdadeiramente nada a ser “feito” para se preparar para Isso. Simplesmente desejar Isso integralmente e Isso é Vivenciado Instantaneamente. Lembre-se que o Cristo chamou isto de uma jornada sem distância para uma meta que nuca foi mudada. Lembre-se da seção no Capítulo 18 intitulado “Eu Não Preciso Fazer Nada” e a instrução “Você ESTÁ preparado. Agora você só precisa lembrar que você não precisa fazer nada. Seria muito mais proveitoso agora meramente se concentrar nisto do que considerar o que você deveria fazer.”
Existem passagens no Texto, no Livro de Exercícios e no Manual de Professores que apontam diretamente ao Instante Santo, para a mente que está disposta. No momento intemporal, no Instante Santo, não há contradições. Causa e Efeito estão juntos, e assim não há nenhuma brecha entre eles. O que isto significa?
Significa que não há “passado” que “causa” um “futuro”, pois somente um momento brilhante, claro e reluzente permanece na “memória”. Isto significa que tudo existe simultaneamente neste exato momento e nada pode ser “arrancado” da Totalidade.
A frase “o roteiro está escrito” tem um círculo pré-determinado nele e um sentido de destino. Sim, este mundo acabou há muito tempo atrás. Sim, o que é passado se foi. Sim, o Cristo é Real e sempre Presente. E sim, Agora é a único “tempo” para estar Desperto. O Céu parece uma decisão para a mente que acredita em opostos, porém a Expiação está precisamente descrita como uma aceitação do que é Agora. Você não pode se “preparar” para Isso sem “colocar Isso no futuro”. É por isso que a entrega é necessária. Entregue o pensamento de que qualquer coisa neste mundo possa ser compreendido. Perdoado - sim! Compreendido - não!
O conceito de canalização foi só uma ferramenta do tempo. Portanto, canalização é passado. Assim como todos os conceitos de tempo linear, a canalização era dualísticos, com a fonte e escritor parecendo separados. No entanto a Unicidade do momento não tem partes. Cristo, como um Efeito de Deus, é Um com Deus para sempre. A Unicidade que é Deus e Cristo em Deus é Tudo. O Céu é Luz Abstrata e se estende como Criação Eterna. Na “extensão” de que qualquer conceito transitório parecia indicar além de todos os conceitos para o Real, o conceito pareceu temporariamente útil. Porém é preciso entender que o Instante Santo é Agora, o Ponto no qual todos os conceitos são deixados de lado.
Agora é a hora do Grande Despertar. Para a mente disposta, o Reino do Céu está ao alcance das mãos. O Reino é reconhecido no Silêncio Divino. A Experiência está além das palavras. O Amor é o Estado da Mente Que não conhece “outro”. Muito literalmente, o Ser é Cristo é Um.
Você não precisa fazer nada para Ser como Você já é. O que Você tem é Quem Você é. Deus dá Tudo na Criação, e Tudo é Você. Nada pode ser adicionado a Nossa Perfeição em Deus. A Graça de Deus é a Dádiva da Criação. “Eu sou” não pode, não precisa, não será ganho ou alcançado. “Eu sou” simplesmente É. “Eu sou” é antes do tempo existir. E é “por isso” que Você não precisa fazer nada para Ser como Você já É. Assim é a Simples Verdade.
Amor e Bênçãos como o Único Cristo para sempre na Mente de Deus.
Você é o Único. E como Você reconhece o Único, Você reconhece Tudo de Deus.
http://miracleshome.org/portuguese/publications/destino_escolha_canalizacao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário